Sociologia - setembro de 2020 (1MF)

Matéria: Sociologia
Professor: Renato Saifi
Classe(s): 1MF
E-mail para enviar: renato.sociologiara@gmail.com (ou renato.filosofiara@gmail.com)
Planejamento do primeiro bimestre

____________________________________________________________


Plano de aula não presencial
Estadual Rodrigues Alves
Professor: Renato Saifi
Disciplina: Sociologia
Classe/Ano/Série(s): 1MF
Data: 4 a 18 de setembro de 2020
Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento sociológico; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e conhecer os processos sociais de: Interação social e socialização.
Habilidade da aula:
- Identificar o que é o processo de socialização e seus mecanismos.
- Pensar os conceitos da sociologia.
- Desenvolver a comparação e observação crítica.
Conteúdo da aula:
- O processo de socialização;
- Interação social;
- A família como primeiro elemento de socialização;
- Os diversos grupos sociais e as redes sociais.
Roteiro da atividade: Ler o texto “Processo de socialização”, e responder as perguntas do exercício. Quando puder, veja os vídeos para pensar, e ampliar o aprendizado.

Processo de socialização

Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades. É através dele que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, e relações sociais.

A socialização está relacionada com a educação na qual o individuo assimila hábitos, crenças e valores, e é por meio dela que se aprendem as regras de determinada sociedade.

Seja qual for a cor, a etnia, a classe social, todos os seres humanos desde cedo estão em constante processo de socialização, seja na escola, na igreja, na faculdade ou no trabalho. O processo de socialização vem se alterando ao longo do tempo, através das mudanças da sociedade causadas pela evolução dos meios de comunicação e do avanço tecnológico.

         Por outro lado, as pessoas que não se socializam podem apresentar muitos problemas psicológicos, determinados, por exemplo, pelo isolamento social. Nesse caso, podemos citar o bullying e cyberbullying, tipos de preconceito muito praticado entre os adolescentes que leva a pessoa ao isolamento.

Os processos de socialização estão classificados em dois tipos:

Socialização Primária: como o próprio nome já indica, esse tipo de socialização ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem, pai, mãe, irmão etc. A família torna-se a instituição social mais fundamental desse momento.

Socialização Secundária: nesse caso, o indivíduo já socializado primariamente vai interagindo e adquirindo papéis sociais determinados pelas relações sociais desenvolvidas nos diferentes grupos sociais que pode pertencer.

Grupos Sociais podem ser: Grupo familiar, Grupo profissional, Grupo educativo, Grupo político, Grupo religioso, Grupo de lazer e entretenimento.

Por ultimo convém saber o que são as redes sociais: são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros. Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico.

BIBLIOGRAFIA – FONTES

LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

Sociologia: História e Função da Sociologia

https://www.pebsp.com/videos/1a-serie-em-sociologia-historia-e-funcao-da-sociologia-18-06-2020/ 

Exercício
 
Após ler o texto “PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO”, responda as seguintes questões:

1 O que o individuo assimila na educação  ?

2 Cite três lugares onde os indivíduos  estão em constante processo de socialização.

3 Cite uma causa de mudança da sociedade.

3 Cite três causas para o isolamento social.

4 Defina com suas palavras o que é Socialização Primaria.

5 Defina com suas palavras o que é Socialização Secundaria.

6 O que são redes sociais ?

7 Cite três redes sociais e sua finalidade.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 
1 - Devem ser enviadas as perguntas e respostas do exercício.
2 - No exercício deve constar seu nome, número e turma.
3 - Faça o registro das perguntas e respostas no caderno.
Data de entrega: até 18 de setembro de 2020
Local onde o aluno deverá entregar/enviar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com (ou renato.filosofiara@gmail.com)

____________________________________________________________


Plano de aula não presencial
Estadual Rodrigues Alves
Professor: Renato Saifi
Disciplina: Sociologia
Classe/Ano/Série(s): 1MF
Data: 25 de setembro a 12 de outubro de 2020
Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento sociológi0o; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e conhecer os processos sociais de: VINCULO  SOCIAL E TRABALHO.
Habilidade da aula:
- Identificar o que é o processo de socialização e seus mecanismos.
- Pensar os conceitos da sociologia.
- Desenvolver a comparação e observação crítica.
Conteúdo da aula:
O processo de socialização
Vinculo social                         
O trabalho e os vínculos sociais
Sociedades simples e complexas  
Roteiro da atividade:
EMILE DURKHEIM E A SOCIOLOGIA

1 Vida e obra

David Émile Durkheim, sociólogo francês nasceu em Épinal em 15 de abril de 1858, estudou na Ecole Normale Superfieure de Paris, tendo-se doutorado em filosofia. Em 1885 foi estudar na Alemanha, sendo muito influenciado pelas ideias do positivismo de Wilhelm Wundt. Durkheim é um dos principais clássicos da sociologia, foi responsável pela introdução da sociologia nas universidades como disciplina e ciência acadêmica.

2 Aspectos Gerais

Durkheim possuía uma visão otimista da nascente sociedade capitalista industrial. Considerava que a crescente divisão do trabalho que estava ocorrendo a todo vapor na sociedade europeia e acarretava, ao invés de conflitos sociais, um sensível aumento da solidariedade entre os homens.

De acordo com ele, cada membro da sociedade, tendo uma atividade profissional mais especializada, passava a depender cada vez mais do outro. Julgava, assim que o efeito mais importante da divisão de trabalho não era  o aspecto econômico, ou seja, o aumento da produtividade, mas sim, o fato de que ela tornava possível a união e a solidariedade entre os homens (de maneira funcional.). A origem da divisão do trabalho está na densidade dinâmica ou moral, é o aumento das dimensões absolutas ou do volume da sociedade que determina o processo da divisão do trabalho, que é o fator preponderante de integração social na sociedade moderna. O progresso da divisão do trabalho é o fio condutor do processo evolutivo que liga as formas de sociedade mais simples às mais complexas, numa evolução de estrutura segmentar a uma estrutura organizada – a divisão do trabalho progride quanto mais existem indivíduos que estejam suficientemente em contato para poder agir e reagir uns sobre os outros.

3 Solidariedade mecânica e Solidariedade orgânica

Desenvolveu a teoria no qual acreditava que as espécies sociais à semelhança das espécies vivas podem ser classificadas numa escala evolutiva das mais simples às mais complexas: caracterizaram-se dois tipos de sociedade que corresponderiam ao inferior e superior da escala evolutiva, ou seja, de uma sociedade simples/tradicional a uma sociedade complexa/moderna; tais tipos consistem em duas formas de solidariedade social – dois princípios de integração entre indivíduos e grupos no interior das sociedades: solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

» solidariedade mecânica: ocorre quando a consciência coletiva exerce um papel preponderante como princípio de integração social. A sociedade se apresenta como um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os indivíduos (membros do grupo) é a semelhança de crenças e sentimentos que mantêm os indivíduos e grupos unidos nesse tipo de sociedade todos exercem aproximadamente as mesmas atividades, dividem os mesmos deuses. São sociedades primitivas (tribais), onde existe a homogeneidade econômica e cultural. As consciências individuais são subordinadas à consciência coletiva. O direito é repressivo, para manter a coesão social.

» solidariedade orgânica: a integração social é realizada a partir da diferenciação entre indivíduos e grupos no interior da sociedade, existe um sistema de funções diferentes e especiais, que unem relações definidas, trata-se da solidariedade produtiva pela divisão do trabalho, que supõe precisamente a diferenciação e a complementaridade de funções com forma de cooperação e entre os membros da sociedade. São sociedades modernas que possuem uma organização complexa. O direito é restitutivo, não é tanto para punir as condutas desviantes, mas impor a separação dos prejuízos causados pelo descumprimento das obrigações profissionais ou funcionais (juridicamente seria o direito civil, comercial, processual, administrativo).

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

http://jkcarlossofia.blogspot.com/

 

https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/

 

https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2018/05/As-Regras-Do-Metodo-Sociologico-Emile-Durkheim.pdf

 

 


LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

 

Sociologia: Emile Durkheim

 

https://www.stoodi.com.br/blog/filosofia/emile-durkheim-quem-foi/

 

https://www.youtube.com/watch?v=EvORhFBjfpA                                           

-

EXERCÍCIO

 Após ler o texto “EMILE DURKHEIM E A SOCIOLOGIA”, responda as seguintes questôes:

 

1) – Qual era a visão de Durkheim sobre a sociedade capitalista industrial?

 

2) – Como Durkheim julgava a importância da divisão do trabalho?

 

3) – Qual a origem e o progresso da divisão do trabalho na sociedade?

 

4) – Explique a teoria de Durkheim no qual as sociedades passam de uma sociedade simples/tradicional a uma sociedade complexa/moderna.

 

5) – Explique a diferença de uma sociedade tradicional e uma sociedade moderna

destacando os dois tipos de solidariedade mecânica e orgânica desenvolvida por Durkheim.
Data de entrega: até 12 de outubro de 2020
Local onde o aluno deverá entregar/enviar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com (ou renato.filosofiara@gmail.com)

Comentários