São 11 opções de cursos rápidos e gratuitos que oferecem novas oportunidades de profissionalização para os jovens do Ensino Médio Estadual
O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (11) a oferta de 9.060 vagas para 11 cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso, com apoio das ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. No total, 88 municípios das 16 Regiões Administrativas do Estado serão contemplados com a modalidade.
“Os candidatos podem se inscrever gratuitamente. As aulas semipresenciais começam no dia 5 de outubro e vão até 18 de dezembro, respeitando todos os protocolos de segurança e saúde”, informou Doria.
O programa Novotec é voltado aos alunos do ensino médio da rede pública e oferece cursos desenvolvidos para alinhar as demandas atuais do mercado de trabalho com as necessidades dos jovens por profissionalização mais rápida. Neste ano, o Novotec Expresso está com duas novidades: carga horária total de 90 horas em três meses e formato semipresencial, com cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Produção Cultural e Design.
A maior parte da carga horária será realizada online e ao vivo na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais organizados pelas unidades escolares, respeitando os protocolos de saúde e segurança dos estudantes, docentes e demais funcionários. Os encontros presenciais poderão ser aulas pontuais em laboratórios, visitas de campo, palestras e atividades de integração.
“Estamos trabalhando para proteger vidas, mas a política mais importante de todas, que vai fazer com que a gente saia dessa crise melhor e com uma retomada econômica não somente sustentável, mas também inclusiva, é apoiar nossos jovens e nossos adultos em sua formação profissional para que tenham melhores oportunidades de emprego e renda” afirmou Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico.
São 11 cursos desenvolvidos para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens:
• Comunicação e Projeto de Vida para o mercado de trabalho (em parceria com o Instituto Proa)
• Criação de Conteúdo para Redes Sociais
• Excel Básico
• Informática Básica
• Introdução a programação de computadores
• Noções de Cibersegurança
• Operador Telemarketing
• Princípios do Empreendedorismo
• Produção Multimídia
• Recepção e Atendimento ao cliente
• Vendas em redes sociais
Curso de inglês
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também firmou parceria com a EF Education First e está oferecendo 17 mil bolsas em curso online e gratuito de inglês por meio da plataforma EF – Education First aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluintes do Ensino Médio de dezembro de 2018 e 2019. As inscrições também podem ser realizadas pelo site www.novotec.sp.gov.br.
“Um jovem que aprende a falar inglês, ainda que um inglês básico, tem quatro vezes mais chances de ser empregado e duas vezes mais chances de ter um salário melhor do que aquele que não tem um segundo idioma”, destacou o governador.
Ao realizar a inscrição, o estudante recebe em 48 horas um e-mail permitindo o acesso à plataforma da Education First para iniciar o curso. As aulas deverão ser concluídas em até três meses, podendo avançar nos níveis de inglês dentro desse período.
Novotec
O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes de ensino médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.
O Centro Paula Souza é hoje a instituição que ministra os cursos e certifica os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à Educação Profissional e Técnica (EPT) para os estudantes do Ensino Médio, com cursos gratuitos e com a integração da EPT com o Ensino Médio, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.
Já o Novotec Expresso é uma das modalidades de oferta do Novotec, que disponibiliza cursos de qualificação profissional de curta duração ofertados pelas ETECs e FATECs do Centro Paula Souza.
____________________________________________________________
Inscrições para cursos de tecnologia para mulheres terminam nesta sexta-feira
São 20 mil vagas em quatro opções de cursos online do SP Tech; podem se inscrever candidatas a partir de 16 anos
As inscrições para as 20 mil vagas exclusivas para mulheres em cursos online e gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI) do SP Tech foram prorrogadas até esta sexta-feira (11) e podem ser feitas pelo site
www.cursosviarapida.sp.gov.br.
A iniciativa tem o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI. Levantamento realizado pela pasta aponta que a procura pelos cursos de tecnologia do SP Tech é baixa entre mulheres. De 30 mil inscritos desde o ano passado, apenas 1/3 é do sexo feminino.
São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com duração de 80 horas, que podem ser concluídos em três meses, os cursos são:
– Lógica de Programação
– Banco de Dados
– Desenvolvedor Web
-Desenvolvedor Mobile
Podem se inscrever candidatas a partir de 16 anos, alfabetizadas e domiciliadas no estado de São Paulo. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação das candidatas ocorrerá por e-mail e a previsão de início das aulas é no dia 21 de setembro. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.
“Metade da nossa população é composta por mulheres e apenas 1/3 delas preencheram nossas vagas. Precisamos que todas as meninas e mulheres saibam que podem buscar por oportunidades no setor de tecnologia, e, por isso, estimulamos e incentivamos que se inscrevam”, lembra a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
Sobre os cursos
Todos os cursos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo. Todas as aulas serão realizadas no formato online, no modelo de Ensino à Distância (EAD), sem que as participantes precisem sair de casa.
Após conclusão dos módulos introdutórios, haverá opções de cursos mais avançados, com matérias conduzidas pela própria estudante. São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.
____________________________________________________________
Governo de SP promove cursos gratuitos de ensino a distância sobre inclusão digital
Iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência oferece conteúdos sobre digitação e redes sociais, entre outros temas.
Com o objetivo de desmistificar o sentimento de medo e insegurança em acessar os recursos tecnológicos, garantindo maior autonomia e a inclusão da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está realizando cursos de ensino a distância (EaD) sobre inclusão.
“Os cursos de inclusão digital, como quer o Governador João Doria, atendendo as pessoas com deficiência, tem como objetivo proporcionar maior inclusão e acessibilidade digital e tecnológica das pessoas com deficiência, principalmente neste período de pandemia”, ressaltou a secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
As atividades são realizadas por assessores em inclusão do Centro de Tecnologia e Inovação e do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá. Para esclarecimentos, o atendimento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo e-mail faleconosco@cti.org.br ou por meio do aplicativo WhatsApp (11) 99841-6685/99690-3359.
Aprendizado
A aluna do curso EaD de Tecnologia Assistiva Aparecida Alves Lima, de 64 anos, aprendeu dicas de como manusear o celular, além de ressaltar a importância de realizar uma atividade que acrescentou novos conhecimentos durante a pandemia. “Nessa pandemia, a gente fica muito em casa. Então, o curso foi muito bom para preencher o meu tempo com coisas boas. Adorei conhecer pessoas, o professor é ótimo, além de aprender mais sobre o uso do meu celular”, disse.
As pessoas com deficiência interessadas, poderão se matricular nos seguintes cursos: Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia Assistiva voltada para pessoas com deficiência visual. As inscrições podem ser realizadas pela internet.
____________________________________________________________
FlinkSampa 2020: Inscrições terminam na próxima quarta-feira (30)
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através do Centro de Inclusão Educacional e do CRE Mario Covas realiza em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e ONG Afrobras a 5ª edição do Festival Afro Minuto (Flink Sampa 2020).
Para participar do concurso, alunos da rede estadual que estejam cursando qualquer ciclo deverão produzir e enviar vídeos que visem valorizar a diversidade e respeitar os processos históricos de resistência negra desencadeada pelos africanos escravizados no Brasil.
O tema deste ano é uma homenagem a vida e obra de Milton Santos. Cada escola deverá inscrever apenas um vídeo por categoria, sendo: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e EJA.
A produção dos vídeos ficará por conta dos estudantes, sob orientação e acompanhamento do(a) professor(a) orientador(a).
A lista de vencedores será divulgada em novembro, considerando os protocolos sanitários vigentes, a premiação está prevista para ocorrer virtualmente ou em local a ser definido, na segunda quinzena do mesmo mês.
____________________________________________________________
Em parceria com o Inspirando Jovens, SP lança curso de autoconhecimento ‘LabJovem’
Iniciativa será 100% online e gratuita para cidadãos entre 15 e 29 anos, com foco em capacitar e auxiliar a juventude do estado
A
Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude, firmou parceria com o grupo Inspirando Jovens (IJS) e apoiará o curso de autoconhecimento “LabJovem”, iniciativa 100% online e gratuita com o objetivo de democratizar o acesso a ferramentas de autoconhecimento e estimular o tema para milhares de jovens no estado.
“É imprescindível que a Subsecretaria da Juventude estabeleça parcerias para compreender as necessidades dos jovens nos mais diversos contextos, impactando positivamente em seu ingresso no mercado competitivo” afirma secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O curso tem como foco capacitar e auxiliar o jovem a buscar seu propósito de vida de forma prática e simples, debatendo elementos do seu passado, presente e futuro. Além disso, o objetivo do “LabJovem” é que, no fim do curso, o jovem tenha definido sua missão de carreira e um planejamento estruturado para sua vida profissional, tudo por meio de videoaulas e ferramentas online.
“O programa Laboratório Jovem – LabJovem, em parceria com o Inspirando Jovens, auxilia a juventude no momento em que existem incertezas sobre seu futuro. Sem ônus ao estado, o conteúdo é voltado para o autoconhecimento e os primeiros passos em direção aos objetivos de carreira”, comenta o subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.
Desafios
O Inspirando Jovens nasceu da necessidade de capacitar os jovens para os desafios do mercado de trabalho. A Subsecretaria da Juventude enxergou a urgência no projeto que leva ao jovem autoconhecimento e a possibilidade de encontrar novas oportunidades de empreender no mercado de trabalho. É nesse sentido que se construiu a parceria, para ampliar de maneira democrática a rede de conexões dos jovens que estão se inserindo na vida profissional.
O “LabJovem” apoiará os participantes com videoaulas, ferramentas online e uma live no final do curso com bate-papo para tirar as dúvidas mais comuns dos jovens. Os interessados em saber os procedimentos e instruções de inscrição devem acompanhar as redes sociais do
IJS, da
Subsecretaria da Juventude e da
Secretaria de Desenvolvimento Regional.
____________________________________________________________
Fontes:
Comentários
Postar um comentário