Geografia - agosto de 2020 (3ME, 3MF, 3MG, 3MH)

Matéria: Geografia
Professor: João Pereira de Alcântara
Classe(s): 3ME, 3MF, 3MG, 3MH
E-mail para enviar: joaopalcantara@terra.com.br

____________________________________________________________


Planejamento do primeiro bimestre do segundo semestre
(3 de agosto a 16 de outubro de 2020)

Quando serão postadas as atividades?
As atividades serão postadas semanalmente (às sextas-feiras). De acordo com o aproveitamento dos alunos, se necessário for, serão postadas atividades de recuperação contínua para que a matéria seja revista para que a habilidade trabalhada seja adquirida de fato.

Quais serão nossos meios de interação?
As atividades (textos, exercícios, pesquisa...) estarão disponíveis no blogue da escola.

Como esta interação deve acontecer?
O aluno poderá entregar as atividades dentro do prazo estabelecido em qualquer horário, inclusive nos fins de semana, assim como possíveis dúvidas.

Como devo enviar minhas atividades?
Os alunos deverão enviar as respostas e pesquisas para o e-mail: joaopalcantara@terra.com.br

Como será o critério de avaliação?
As notas terão valor de 0 a 10 pontos.

Informações adicionais ao aluno
O aluno deverá ler os textos com atenção, responder as atividades e fazer as pesquisas e entregá-las no prazo estipulado.
____________________________________________________________


Plano de aula não presencial
Estadual Rodrigues Alves
Professor: João Pereira de Alcântara
Disciplina: Geografia
Classe/Ano/Série(s): 3ME, 3MF, 3MG, 3MH
Data: 7 a 21 de agosto de 2020
Objetivo da aula: Características da economia globalizada do século XXI
Habilidade da aula: Saber analisar e compreender as características da economia global. Origens e evolução.
Conteúdo da aula: Texto e atividade.
Roteiro da atividade: Ler o texto com atenção e responder as perguntas.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Cumprir o prazo estabelecido.
Data de entrega: até 21 de agosto de 2020
Local onde o aluno deverá entregar/enviar a atividade: joaopalcantara@terra.com.br

Economia Global

Para entendermos a economia global atual, devemos analisar alguns aspectos históricos.

Sistemas econômicos

Basicamente dois:

Socialismo: Sistema implantado na ex-União Soviética a partir de 1917, após uma revolução popular em que derrubou a monarquia e tomaram o poder.

Características:
  • As atividades econômicas pertencem ao Estado, como fábricas, máquinas, terras, bancos etc.
  • Não existem classes sociais (pobre, rico, classe média...).
  • O uso da terra é coletivo.
  • É o Estado que determina o que e quanto será produzido através dos Planos Quinquenais (na ex-Urss), ou seja é feito a cada 5 anos.
  • Não há direito à herança.
Observação: A China é um misto de socialismo com capitalismo

Capitalismo: Sistema que surgiu no século XV, na Europa, em substituição ao feudalismo, com o surgimento de uma nova classe social: A burguesia.

Características:
  • Economia de mercado, ou seja, é o mercado (compra e venda) que determina o preço do produto.
  • Lei da Oferta e da Procura, ou seja, se tem muito produto no mercado, o preço cai e se tiver pouco o preço, sobe.
  • Livre iniciativa e livre mercado: Você pode montar seu próprio negócio.
  • Trabalho assalariado.
  • Direito ao lucro.

Fases do capitalismo:

1.ª fase:
  • Capitalismo Comercial, Mercantilismo ou Metalismo:
Iniciou no século 15 e se estendeu até a Revolução Industrial, no século XVIII. Com as Grandes Descobertas (América, principalmente), algumas nações europeias conseguiram terras e metais preciosos. Muitas nações (Portugal, Inglaterra, Espanha, França etc.) enriqueceram muito. Tanto a Coroa, quanto o clero e a burguesia.

  • Capitalismo Industrial:
Inicia no final do século XVIII (1770...) na Inglaterra, mais precisamente.

Pode ser dividido em:

1.ª  fase: Desenvolvimento do navio a motor, ferrovias, tendo o ferro como principal matéria-prima e o carvão mineral, o principal recurso energético. Outras nações europeias se industrializam, como França, Alemanha, Holanda, Itália e, na América, Os Estados Unidos. No fim do século XIX as potências europeias dominam o continente africano, em busca de matérias-primas baratas e mão de obra. Neste período haverá um a grande massa de gente saindo do campo em direção às cidades, em busca de trabalho (Êxodo rural). Esta fase se estende até o fim do século XIX.

2.ª fase: Se estende até meados do século XX. Com elevados investimentos em ciência e tecnologia, aumenta significativamente, assim como a produtividade. Nesta fase desenvolvem-se indústrias pesadas como metalúrgica, siderúrgica (aço), indústria automobilística, aviões, petroquímica, eletrônicos, eletrodomésticos etc. que foram se sofisticando ao longo do tempo. Depois da II Guerra Mundial, (1939-1945),  empresas americanas, europeias e japonesas se espalham por todo o mundo (multinacionais), assim  algumas nações subdesenvolvidas também começam a se industrializar (Brasil, Argentina, México, Índia, África do Sul, etc.). Os Estados Unidos se destacam como a nação mais rica do mundo e o dólar a principal moeda.

3.ª fase: Também conhecida como Revolução Tecnocientífica. Os elevadíssimos investimentos em ciência e tecnologia voltadas para o desenvolvimento de produtos e dos meios de transporte (navios gigantescos, foguetes, aviões de carga e comunicação- Satélites artificiais, telefone, telefonia celular, computadores, internet. Nesta fase, a população urbana mundial supera a rural. O fim do socialismo na União Soviética e na Europa e da Guerra Fria (pesquise sobre) também é uma marca dessa fase que se estende até hoje. Nas últimas décadas esta fase também vem sendo chamada de GLOBALIZAÇÃO.

A Globalização é um processo de aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos espalhados pelo mundo.
Está caracterizada pela ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.

Origem da Globalização
A origem da globalização remonta ao século XV durante o período mercantilista. Várias nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas.

Posteriormente, no século XVIII caracterizou-se por um aumento ainda maior no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e na Ásia.

O homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes e estabeleceu relações comerciais e culturais em níveis sem precedentes.

No século XIX, com a invenção da eletricidade, das ferrovias e dos navios à vapor, as distâncias encurtaram e os produtos puderam chegar nos lugares mais remotos.

Esse conjunto de transformações, de ordem política e econômica, intensificou-se, sobretudo, no final do século XX, com destaque para o período pós Segunda Guerra Mundial.

Após o fim da União Soviética, o mundo já não estava mais dividido por uma barreira ideológica. Os países que pertenceram ao bloco comunista iriam adotar o liberalismo e o capitalismo como forma de governo e política econômica.

Surge o neoliberalismo que ganhará força e irá impulsionar o processo de globalização econômica pelos quatro cantos do mundo.

Veja também: Nova Ordem Mundial

Características da Globalização
  • Integração social, econômica e política;
  • união de mercado mundial (relações comerciais e financeiras);
  • fortalecimento das relações internacionais;
  • aumento da produção e do consumo de bens e serviços;
  • avanço tecnológico e dos meios de comunicação;
  • instantaneidade e velocidade das informações (por exemplo, via internet);
  • aumento da concorrência econômica e do nível de competição;
  • surgimento dos blocos econômicos e desaparição das fronteiras comerciais;
  • ampliação do uso de máquinas na execução de tarefas;
  • crescimento da economia informal;
  • valorização de mão-de-obra qualificada;
  • privatização de empresas estatais.

Globalização no Brasil
Da mesma maneira que nos países colonizados por outros europeus, a globalização no Brasil tem início com a chegada dos portugueses no país.

Isso porque começam as relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos que aqui viviam e os colonizadores.

No entanto, foi somente no século XX que esse processo teve maior impacto na economia do Brasil. Destacam-se a implementação do neoliberalismo através do Plano Collor e as privatizações das empresas estatais.

Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.

Globalização Econômica
Um fato notável da globalização é o acúmulo de conhecimentos. Isso provoca aumento no compasso das transformações nos meios de produção e tem como consequência o barateamento do método produtivo das indústrias.

Assim, desde os primórdios, notamos uma dispersão da cadeia de produção, através da qual os produtos são fabricados em vários países.

O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento.

Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.

O intuito é encurtar as distâncias, facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabelece a conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.

Nesse sentido, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio) criaram um sistema eficaz para beneficiar a transferência de capital e comercializar ações em escala mundial.

Blocos Econômicos
Estas relações entre os países gerou a necessidade de expandir seus mercados e conduziu as nações à abertura econômica para produtos estrangeiros.

Assim, ocorreu a criação de blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Com este propósito, surgem a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA, o Pacto Andino e a APEC.

Isso fortaleceu a releitura da filosofia de origem iluminista liberal que, agora, é chamada de Neoliberalismo.

Globalização Cultural
Com a abertura de mercados, o consumidor (que passa a ser uma nova categoria de cidadão) tem acesso a produtos importados de qualidade a baixo custo.

Este processo contribui ainda para a universalização do acesso aos meios de comunicação pelo barateamento das tecnologias e dos métodos de produção.

A globalização tem como seu ícone mais notável a Internet, a rede planetária de computadores. Ela tornou-se possível graças a pactos entre diferentes entidades públicas e privadas por todo mundo.

Deste modo, a língua inglesa torna-se fundamental na Internet, como uma forma rápida eficiente e totalmente nova para se relacionar com pessoas de outros países.

No entanto, não deixa de ser uma forma de colonização cultural, pois outros idiomas e expressões culturais são deslocados ou sub-valorizados.

Um mundo conectado pela Tecnologia de Informação.

Vantagens e Desvantagens da Globalização
Como principal ponto positivo da globalização, podemos citar os avanços tecnológicos que tornam mais fácil a vida das pessoas. Ela facilita o fluxo de informação e de capitais mediante inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática.

Com ponto negativo, é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos. Estes conseguem lucros astronômicos e cria uma relação desproporcional, o que gera uma brutal concentração da riqueza.

Observação: No Youtube há vários vídeos sobre globalização..

Atividade:

1) Dê as características do socialismo e do capitalismo.

2) Dê as características da 1ª e 2ª fase do capitalismo industrial.

3) Dê as características da 3ª fase do capitalismo.

4) O que você entende por Globalização?

5) Estabeleça uma relação entre o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação e a globalização econômica.

6) Quais são as vantagens (pontos positivos) e as desvantagens (pontos negativos) da globalização?

Pesquisa:

Quais têm sido as conseqüências do COVID-19 para a globalização?

Comentários

  1. salve! Professor, encaminhei as atividades e copiei toda matéria no caderno

    ResponderExcluir

Postar um comentário