Geografia - junho de 2020 (1MC, 1MD)

Matéria: Geografia
Professor: Cláudio Oliveira Gonçalves
Classe(s): 1MC, 1MD
E-mail para enviar: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
Publicação no blogue da escola

____________________________________________________________

Data da lição: 8 a 12 de junho de 2020

Plano de aula não presencial
Estadual Rodrigues Alves
Professor: Cláudio Oliveira Gonçalves
Disciplina: Geografia
Classe/Ano/Série(s): 1MC, 1MD
Data: 8 a 12 de junho de 2020
Objetivo da aula: Compreender a Ordem Moderna Mundial.
Habilidade da aula: Identificar, definir e classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem mundial.
Conteúdo da aula: O mundo multipolar.
Roteiro da atividade: Ler o texto com atenção e produzir uma análise crítica sobre os principais problemas do mundo multipolar.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Vídeos complementares na página do Facebook Virtua professor Cláudio - @claudioteacher
Data de entrega: 15 de junho de 2020
Local onde o aluno deverá entregar/enviar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br


O mundo multipolar

O mundo multipolar é uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar.

Após a queda do regime socialista, diversos países se aproximaram do mundo capitalista com a finalidade de ingressar nesse sistema e alcançar uma integração no mercado. No entanto, isso não tem sido uma tarefa fácil, em virtude da complexidade que envolve a transição de um regime para outro. Os países que se encontram nessa fase devem submeter a vários anos de adaptação para o novo regime. Isso porque as mudanças executadas englobam fatores políticos, econômicos e sociais.

O que acontece na maioria das vezes com esses países é o surgimento de problemas que anteriormente não possuíam; dentre eles: inflação dos preços, desemprego, salários baixos, ascensão da desigualdade social, violência, criminalidade, entre diversos outros.

Com o declínio do regime socialista em âmbito global, o capitalismo despontou hegemonicamente como sistema político-econômico mundial. No período da Guerra Fria existiam duas potências mundiais: Estados Unidos e União Soviética. Naquele momento o mundo era considerado bipolar.
Mas após tais acontecimentos históricos, o mundo passou a ter uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar, isto é, um mundo multipolar.

Hoje, a principal potência militar, econômica e política é os Estados Unidos, essa nação superou em todos os aspectos os soviéticos após o seu declínio, e assim é responsável pela maioria das intervenções de caráter militar no globo.

No campo econômico, o Japão atualmente ocupa a condição de segunda potência mundial. Sua ascensão financeira ocorreu a partir do término da Segunda Guerra Mundial. A aplicação de medidas direcionadas à saúde e educação resultou em crescimento acelerado de sua economia.

A Europa é considerada também como uma potência econômica, condição que resultou do sucesso da União Europeia, o principal bloco econômico do planeta, que tem como principais líderes Alemanha, França e Inglaterra.




Atividade

Ler o texto com atenção e produzir uma análise crítica sobre os principais problemas do mundo multipolar.

____________________________________________________________

Data da lição: 15 a 19 de junho de 2020

Plano de aula não presencial
Estadual Rodrigues Alves
Professor: Cláudio Oliveira Gonçalves
Disciplina: Geografia
Classe/Ano/Série(s): 1MC, 1MD
Data: 15 a 19 de junho de 2020
Objetivo da aula: Compreender o funcionamento dos organismos internacionais.
Habilidade da aula: Descrever a organização econômica contemporânea como um fenômeno de escala mundial, responsável por reduzir a escala local a uma mera variável do sistema.
Conteúdo da aula: Organizações econômicas e políticas internacionais.
Roteiro da atividade: Ler o texto com atenção e produzir uma análise crítica sobre o papel das organizações internacionais no mundo globalizado.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Vídeos complementares na página do Facebook Virtua professor Cláudio - @claudioteacher
Data de entrega: 22 de junho de 2020
Local onde o aluno deverá entregar/enviar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br


Organizações Econômicas e Políticas Internacionais

Em se tratando de comércio internacional, o pós-guerra foi caracterizado por mudanças relacionadas aos produtos a serem comercializados.
A superioridade dos EUA no comércio entre os países capitalistas foi um fato marcante.
Com a visão de proteger suas produções internas, alguns países acabaram criando obstáculos ao comércio externo. O Japão participava cada vez mais do comércio internacional.
Constituíram-se uniões alfandegárias como:
  • CECA – Comunidade Europeia do carvão e do Aço
  • AELC – Associação Europeia de Livre Comércio.
  • CEE – Comunidade Econômica Europeia, que posteriormente daria origem ao processo de unificação da europa (entre outros).

Em 1990, as organizações de comércio dos países socialistas, tendo a ex-URSS o maior número de transações, foram desativadas.
Já os países de terceiro mundo substituíram as importações por parques industriais.
Em 1948 foram criados a GATT e UNCTAD, para defender e regular o comércio internacional, seus objetivos eram:
  • GATT – Acordo geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércios – eliminar as tarifas restritivas atualmente atribuições da OMC (organização Mundial do Comercio).
  • UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – firmar acordos e regras para transações comerciais.

Mesmo diante disso os problemas de integração entre os países continuavam, em destaque na America latina.

As Principais Organizações Econômicas
Foram criadas torno de 29 Organizações Econômicas, vejamos abaixo algumas delas e seus objetivos:
  • APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – diminuir taxas e obstáculos alfandegários da região Pacífico-asiática, impulsionando o desenvolvimento da economia da região.
  • OMC – Organização Mundial do Comércio – inspecionar acordos sobre as “regras do comércio” entre os seus estados/membros.
  • ALADI – Associação Latino-Americana de Integração – aumenta a integração da região, para garantir seu desenvolvimento econômico e social.
  • OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – ajudar o desenvolvimento econômico e social pelo mundo inteiro, despertando o interesse dos países nos desenvolvidos em relação aos investimentos
  • CEI – Comunidade dos Estados Independentes – faz parte de organização que envolve 11 repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética.
Entre outras.

As Principais Organizações Financeiras
Vejamos abaixo as principais organizações e seus objetivos:
  • BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – uma organização financeira internacional que financiava projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional pra a integração comercial regional na área da américa latina e o Caribe.
  • BIRD – Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – financiava a reconstrução dos países arruinados durante a Segunda Guerra Mundial, atualmente luta contra a pobreza por meio de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento.
  • FMI – Fundo Monetário Internacional – certificar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial através do monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, pela assistência técnica e financeira.


As Principais Organizações Militares
Vejamos abaixo as principais organizações e seus objetivos:
  • OTAN – Organização do Tratado do Atlântico norte – constitui uma frente oposta ao bloco socialista.
  • PACTO DE VARSÓVIA – Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental – comprometimento de uma nação ajudar a outra em caso de agressões armadas de outras nações.


Atividade

Ler o texto com atenção e produzir uma análise crítica sobre o papel das organizações internacionais no mundo globalizado.

____________________________________________________________

Data da lição: 22 a 26 de junho de 2020

Plano de aula não presencial
Estadual Rodrigues Alves
Professor: Cláudio Oliveira Gonçalves
Disciplina: Geografia
Classe/Ano/Série(s): 1MC, 1MD
Data: 22 a 26 de junho de 2020
Objetivo da aula: Compreender o funcionamento das corporações transnacionais.
Habilidade da aula: Reconhecer e descrever a importância do papel das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua estruturação em redes geográficas.
Conteúdo da aula: Empresas transnacionais.
Roteiro da atividade: Ler o texto com atenção e produzir uma análise crítica sobre o papel das empresas transnacionais no mundo globalizado.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Vídeos complementares na página do Facebook Virtua professor Cláudio - @claudioteacher
Data de entrega: 29 de junho de 2020
Local onde o aluno deverá entregar/enviar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br

Empresas Transnacionais

As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais.

Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.

Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.

Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.

A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.

Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade, sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.
Exemplos de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas e Gerdau.

Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.

Atividade

Ler o texto com atenção e produzir uma análise crítica sobre o papel das empresas transnacionais no mundo globalizado.

____________________________________________________________

Data da lição: 29 de junho a 3 de julho de 2020

Plano de aula não presencial
Estadual Rodrigues Alves
Professor: Cláudio Oliveira Gonçalves
Disciplina: Geografia
Classe/Ano/Série(s): 1MC, 1MD
Data: 29 de junho a 3 de julho de 2020
Objetivo da aula: Analisar o fluxo e a circulação de mercadorias e serviços no contexto da globalização.
Habilidade da aula: Analisar a globalização e os processos de interdependência e de concentração econômica vinculados ao domínio de novas tecnologias.
Conteúdo da aula: Os fluxos do comércio mundial (Fluxos de mercadorias).
Roteiro da atividade: Ler o texto com atenção e responder de que forma a tecnologia auxilia o fluxo de mercadorias e serviços.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Vídeos complementares na página do Facebook Virtua professor Cláudio - @claudioteacher
Data de entrega: até 6 de julho de 2020
Local onde o aluno deverá entregar/enviar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br

Fluxos de mercadorias

Após a Segunda Guerra Mundial houve um “surto” de empresas multinacionais no mundo, sobretudo norte-americanas, europeias e japonesas. Tais empresas contribuíram também para o processo de globalização, interligando países e continentes.

Hoje o mundo está interligado, ou seja, globalizado, diante desse fato há uma grande quantidade de relações comerciais entre os países, gerando o que chamamos de exportação (venda) e importação (compra). Todos os dias acontecem inúmeros negócios de compra e venda, e as mercadorias vendidas ou compradas transitam em diferentes rotas do planeta.

O incremento no comércio internacional ocorreu em razão de dois fatores: a dispersão das empresas multinacionais e evoluções nos meios de transportes (rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e principalmente marítimo). Ambos favoreceram maior mobilidade de matéria-prima e de produtos (exemplo: bens de consumo, gêneros agrícolas, recursos minerais, entre muitos outros) em toda a face da Terra.

O fluxo de mercadorias em âmbito internacional ocorrem, majoritariamente, por meio do transporte marítimo, que movimenta cerca de 75% do volume de cargas no mundo. Esse meio de transporte tem seu uso difundido no processo de exportação e importação, pelo fato de o mesmo possuir uma elevada capacidade de carga que nenhum outro tem, além do baixo custo por tonelada transportada. Em média, um navio cargueiro pode transportar cerca de 100 mil toneladas.

Um meio de transporte que vem ganhando espaço é o aéreo, o mesmo tem contribuído para o fluxo de mercadorias internacionais. Esse crescimento se deve, principalmente, pelo fato de que esse tipo de transporte é mais dinâmico, ou seja, é mais rápido. Sendo usado, especialmente, em casos em que o produto é perecível ou quando há uma urgência na entrega de um produto. Existem atualmente aviões cargueiros que possui a capacidade de carga de até 100 toneladas, sem contar que o tempo gasto na viagem é relativamente pequeno, por exemplo, o trajeto entre Brasil e Estados Unidos é feito em menos de 12 horas.

Essas informações conduzem a uma reflexão de que o processo de globalização está diretamente ligado aos meios de transportes, os quais permitiram a mobilidade de mercadorias e de pessoas, ligando nações, levando informações, conforto, novidades, entre outros.

Atividade

Ler o texto com atenção e responder de que forma a tecnologia auxilia o fluxo de mercadorias e serviços.

Comentários